- LDC Letter
- Posts
- A semana em que boicotaram um boicote
A semana em que boicotaram um boicote

Bom dia!
Agradecemos o apoio de todos no lançamento da nossa primeira edição da LDC Letter. Continuaremos buscando nos aperfeiçoar e sempre trazer tudo que há de mais interessante e novo no mundo dos negócios!
MUNDO
Boicotaram o boicote do Carrefour

Na quinta-feira, dia 20 de novembro de 2024, o CEO global da rede Carrefour anunciou um boicote às carnes dos países que compõem o Mercosul.
Por que isso aconteceu? A decisão do CEO foi defendida como um apoio solidário ao agronegócio da França que alegam que os produtores do Mercosul não seguem as mesmas regras - principalmente ambientais - e teriam vantagens competitivas injustas.
Dessa forma, marcas que abasteciam as lojas da rede interromperam seu fornecimento de carnes, na quinta-feira (21) como resposta ao boicote anunciado.
A Friboi, marca da JBS, responde por cerca de 80% das carnes vendidas no Carrefour e na sexta (20), a Masterboi também suspendeu a entrega de 250 toneladas de carne ao Carrefour.
“A ruptura, em breve, vai ficar óbvia. A reposição da carne in natura, a mais comercializada, é feita diariamente.”
Neste sábado, representantes de diversas entidades da cadeia produtiva publicaram uma carta aberta contra as declarações do CEO do Carrefour. Segundo o comunicado, eles consideram a decisão infundada e incoerente com os princípios do livre mercado, da sustentabilidade e da cooperação internacional
BRASIL
Projeção de inflação e o “choque fiscal” do Banco Central

Alguns analistas consultados pelo Banco Central subiram pela sexta vez consecutiva sua projeção para a alta do IPCA esse ano, elevando as expectativas para a alta da inflação deste de 2025 e 2026.
IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - é um indicador calculado pelo IBGE. O mesmo mede a variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras com renda entre 1 e 40 salários mínimos.
Para 2025, houve aumento da projeção do IPCA marcando alta de 4,10%, de 4,03% anteriormente. A mudança na previsão ocorreu depois da divulgação de dados do IPCA de outubro que demonstraram uma aceleração dos preços acima do esperado.
As tensões estão aumentando… O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, diz que o governo brasileiro deve teve ter um corte de gastos incisivo que funcionaria como um “choque fiscal” para deixar o mercado com uma percepção de que o governo está se preocupando em ter uma medida fiscal de contenção de longo prazo.
Deve-se lembrar que no país temos várias movimentações acontecendo: preocupações fiscais (com especial atenção para o déficit público), receios sobre a inflação e as medidas anunciadas por Donald Trump estão levando a um enfraquecimento da moeda brasileira e aumento da taxa de juros nacional.
CEARÁ
O seu drink do final de semana ficou mais caro

No dia 24 de novembro de 2024, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) lançou a Instrução Normativa SEFAZ Nº 117 onde estabelece uma alíquota de 30% sobre a venda de bebidas alcoólicas na forma de coquetéis e drinks, um crescimento muito considerável comparada a alíquota anterior de 4,15%.
A carga tributária é composta por 28% de ICMS e 2% do Fundo de Combate à Pobreza (FECOP), o que representa um aumento significativo para o setor de bares e restaurantes.
O aumento da alíquota representa um desafio para os estabelecimentos que tem como produtos de curva A os coquetéis e drinks, uma vez que, além de encarecer os produtos, pode impactar a competitividade do setor.
É importante ressaltar que o setor de eventos (contando com bares, restaurantes e etc.) ainda se encontra em fase de recuperação pós pandemia e ações como essa impactam o funcionamento da operação destes.
TECNOLOGIA
2024 é o ano em que a IA no trabalho se torna real

A Microsoft Corp. juntamente com o Linkedln divulgaram o Índice de Tendências de Trabalho de 2024, um relatório sobre a situação atual da IA (Inteligência Artificial) por meio do trabalho intitulado como “A IA no trabalho está aqui. Agora vem a parte difícil”.
A pesquisa foi baseada em uma entrevista feita com 31 mil pessoas em 31 países juntamente com tendências trabalhistas, sinais de produtividade do Microsoft 365 e pesquisas com clientes da Fortune 50.
Os resultados apontaram que apenas um ano depois a IA está influenciando a maneira como as pessoas trabalham, lideram e contratam em todo o mundo.
Os dados informam que 2024 foi o ano em que a IA dentro do ambiente do trabalho se tornou uma realidade. O uso da IA como ferramenta geradora de informação quase dobrou nos últimos meses e o próprio LinkedIn observa o aumento de profissionais com habilidades com o uso da IA como adições aos seus perfis e os próprios líderes empresariais informam que não contratariam alguém sem habilidades de uso da IA.
“A IA está democratizando a experiência em toda a força de trabalho. Nossa pesquisa mais recente destaca a oportunidade para todas as organizações aplicarem essa tecnologia para impulsionar melhores tomadas de decisão, colaboração – e, em última análise, resultados de negócios.”
ECONOMIA
PERSE e os R$ 97 bilhões de isenções fiscais

A Receita Federal divulgou pela primeira vez na história a lista de benefícios fiscais (e beneficiários) do governo, que totalizam uma soma de R$ 97 bilhões não recebidos de janeiro a agosto.
Por que essas isenções existem? As isenções são dadas para empresas tidas como estratégicas, com objetivo de incentivar a economia a gerar empregos e resultados melhores.
Importante lembrar que em junho desse ano, o Presidente Lula já havia criticado o valor dos benefícios fiscais concedidos às empresas que não são formalmente compromissadas de gerar impacto proveniente das isenções.
Timing. O ministro da fazenda tomou a decisão de liberar essa informação por conta das pressões para anunciar um corte de gastos, pressão essa vinda principalmente do mercado.
O Perse, uma parte considerável das isenções apresentadas no documento, é o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Ou seja, é uma medida criada pelo governo federal para oferecer suporte financeiro e fiscal às empresas do setor de eventos, turismo, cultura e entretenimento impactados durante a pandemia. Com incentivos fiscais e vantagens significativas, o Perse se tornou fundamental para garantir que o setor de eventos siga operando.
DELIVERY
O “vale-ifood” e a luta por mais um mercado

O mercado de benefícios de vale alimentação e vale-refeição hoje é historicamente dominado por quatro players: Alelo, Ticket, Pluxee (ex-Sodexo) e VR, depois de 3 anos de funcionamento “amigável” com as empresas dominadoras, o Ifood Benefícios começa a entregar resultados consistentes dentro dessa área.
O Ifood hoje domina completamente o mercado de delivery brasileiro. Nenhum de seus potenciais concorrentes em outras partes do mundo - Uber Eats, Rappi - conseguiu alcançar sua amplitude e resultados.
O Ifood Benefícios já teve um crescimento de mais de 50% em sua base de clientes ativos e já tem mais projetos preparados para saírem do forno.
“O mercado de benefícios é uma das principais apostas do Ifood. Em um ano, vamos mais que dobrar essa operação. Nossa expectativa é chegar a 1 milhão de usuários no fim do ano fiscal, em março de 2025.”
O mercado de benefícios se abre como uma nova oportunidade de expansão para o Ifood, a empresa vem se destacando por investimentos em P&D e integração com o usuário. Dessa forma, basta aguardar para ver como o gigante do delivery vai atacar o mercado dominado historicamente por um oligopólio.
EXTRA
Indicação ao Oscar e a indústria cinematográfica brasileira

O filme brasileiro estrelado por Fernanda Torres, “Ainda estou aqui” foi um sucesso no seu lançamento atraindo olhares nacionais e internacionais mais uma vez para o cinema brasileiro.
A produção recebeu indicações a prêmios como Leão de Ouro, Festival de Veneza, Green Drop, entre outros. Vale lembrar também que a academia realizadora do Oscar já confirmou que o filme está elegível para a categoria de Melhor Filme Internacional de 2025.
Cenário do mercado. A Agência Nacional de Cinema (ANCINE) divulga que o segmento ainda enfrenta as consequências da Pandemia do COVID-19 apontando uma recuperação lenta e gradual das salas de cinema.
RECADO DA LIBERDATA
Agradecemos pela sua visita na nossa newsletter.
Estaremos com você toda quarta-feira às 10:00 no inbox do seu e-mail trazendo as melhores notícias e um panorama da economia e do mundo dos negócios.
Até próxima semana!