• LDC Letter
  • Posts
  • Morte do Duolingo, queda no dólar e no desemprego

Morte do Duolingo, queda no dólar e no desemprego

Bom dia! Nossa newsletter da semana com notícias da nossa mesa de escritório diretamente para o seu e-mail!

MUNDO

A queda do dólar

💸 O dólar fechou na sexta-feira com queda superior a 1% em comparação ao real, voltando a ficar abaixo dos R$ 5,70, seguindo a movimentação de recuo da moeda norte-americana no exterior após o governo adiar a cobrança de tarifas recíprocas de importação e depois da retração do varejo dos EUA em Janeiro.

Os mercados entenderam que o posicionamento do governo americano abre o momento para negociações e acordos com os países na mira dos EUA, o que possibilita que as tarifas recíprocas a serem anunciadas à frente podem ser mais “fracas” do que o esperado ou até mesmo nem ocorrerem.

📈 A avaliação de analistas é que as tarifas impostas podem gerar uma movimentação comercial severa e elevar os preços de diversos produtos, principalmente nos EUA, o que favorece o dólar, devido à necessidade de que o Federal Reserve mantenha a taxa de juros elevada para conter a inflação.

BRASIL

Desemprego atinge os menores patamares históricos

Na média brasileira, o desemprego foi de 6,6% em 2024, o menor registro dentro de toda a série histórica da PNAD, iniciada em 2012.

📉 A queda do desemprego em 2024 foi sentida em todo o país. 14 das 27 unidades da federação registraram, no ano passado, a menor taxa da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD).

Os Estados das regiões Norte e Nordeste lideram o ranking de informalidade entre os estados e apresentam taxas acima da média brasileira. Mais da metade dos trabalhadores estão no mercado informal em sete dos Estados brasileiros, também todos estão presentes nessas duas regiões.

“Em geral, [as unidades da federação] reproduziram no quarto trimestre a estabilidade observada na média nacional. Apenas três unidades da federação tiveram queda significativa do indicador”

Disse a coordenadora das pesquisas por amostras de domicílio, Adriana Beringuy.

CEARÁ

Ceará mira retomar exportações de pescados para a Europa

🎣 O Ceará deve voltar a exportar pescados, como camarão, atum e lagosta, para a Europa. As negociações em curso mostram que a aquicultura cearense deve ter como destino o continente europeu a partir do Reino Unido.

"Se o Reino Unido tiver a iniciativa de mandar (uma comitiva em visita ao Ceará para ver a situação do pescado), como ela era da União Europeia, pode ser que facilite ainda mais. Quando se libera pescado, libera tudo que é ligado à pesca. Pode ser que a gente entre primeiro para o Reino Unido, que se for também será uma boa, porque entrando ali, quem está do lado, já vai saber que o produto é de qualidade"

Explicou Oriel Filho, secretário da Pesca e Aquicultura do Ceará.

Justamente por já fazer parte no passado da União Europeia é que o Reino Unido se tornou um candidato em potencial para receber o pescado cearense, já que se trata de uma adequação às exigências da legislação europeia no que diz respeito aos produtos do setor.

"À medida que o tempo vai passando, as pessoas vão vendo que dá para produzir em municípios diferentes, tendo a percepção de que pessoas de municípios vizinhos tiveram uma melhora de vida pela produção do camarão. Tenho certeza que vai se expandindo. Como o camarão requer calor, no Ceará, acredito que a gente só não vá produzir camarão no futuro na região do Cariri porque esfria muito"

Projetou o secretário.

TECNOLOGIA

As novas estratégias de marketing do Duolingo

⚰️ Recentemente, o Duolingo surpreendeu seus usuários ao anunciar a suposta morte de seu icônico mascote, Duo. A notícia gerou grande repercussão, e a empresa esclareceu que a ação fazia parte de uma estratégia de comunicação planejada.

No dia 11 de fevereiro, a plataforma publicou em suas redes sociais que Duo havia “falecido”, sugerindo, de forma humorística, que o mascote teria aguardado em vão a conclusão das lições pelos usuários. A iniciativa, além de promover o aplicativo, reforçou a identidade da marca e incentivou o engajamento na prática diária de idiomas.

Essa não foi a primeira vez que o Duolingo recorreu a estratégias de marketing pouco convencionais. A empresa já realizou trotes de 1º de abril e até chegou a "substituir" seu CEO por um chatbot em ações anteriores.

Essa abordagem ousada tem sido um dos fatores de sucesso da marca, demonstrando que, no ambiente digital, a criatividade é essencial para capturar a atenção do público e fortalecer o engajamento.

ECONOMIA

Estudo diz que preço dos alimentos cresceu por fatores internos do Brasil e sugere ajuda para a camada mais pobre

Estudo do Centro de Liderança Pública (CLP) demonstrou que fatores internos foram bem mais determinantes para o aumento dos preços domésticos, dentre eles estão a valorização do dólar — reflexo da ascensão de Donald Trump no cenário eleitoral dos Estados Unidos —, as incertezas sobre as contas públicas e condições climáticas adversas, como chuvas intensas no Sul, seguidas por períodos de seca e queimadas no segundo semestre.

💰 A elevação do dólar impacta diretamente os preços dos alimentos, já que muitos produtos são cotados na moeda norte-americana. Paralelamente, eventos climáticos extremos reduzem a oferta, pressionando os custos. Como resultado dessa combinação de fatores, os alimentos registraram um aumento de 7,7% no último ano. Além disso, o estudo destaca que a elevação do índice de preços em reais, superando significativamente o índice em dólares nos últimos meses, reforça essa tendência.

Diante desse cenário, a pesquisa da CLP avaliou diferentes estratégias para mitigar o impacto da inflação alimentar sobre a população mais vulnerável. A principal recomendação, no curto prazo, é o fortalecimento de mecanismos de proteção social por meio de transferências de renda direcionadas a esses grupos.

"É preciso combinar políticas que assegurem a sinalização de mercado (permitindo que os preços reflitam a escassez ou abundância relativa dos produtos) com medidas de apoio aos mais pobres, sem ignorar a necessidade de reformas de médio e longo prazos que promovam maior competitividade e resiliência em todo o setor de alimentos”

Afirmou a CLP.

EXTRA

Fonseca é o brasileiro mais jovem a ganhar título de ATP

🎾 O tênis brasileiro tem um novo campeão em torneios da ATP: João Fonseca. A jovem promessa de 18 anos venceu o argentino Francisco Cerundolo por 2 sets a 0 (6-4 e 7-6) neste domingo (16), garantindo o título do ATP 250 de Buenos Aires.

Demonstrando maturidade, Fonseca adotou uma estratégia paciente contra Cerundolo, atual número 1 da Argentina. O brasileiro soube disputar pontos longos e obteve quebras decisivas no início de cada set. Apesar da pressão da torcida adversária na quadra Guillermo Vilas e da perda de dois games em que sacava para o título, Fonseca manteve o controle no tie-break e confirmou a vitória com autoridade.

🥇 Com essa conquista, João Fonseca entra para a história do tênis nacional ao levantar seu primeiro troféu nos principais torneios da ATP e é o brasileiro mais novo a alcançar tal conquista.

RECADO DA LIBERDATA

Agradecemos sua visita na nossa newsletter.

Estaremos com você toda quarta-feira às 10:00 no inbox do seu e-mail trazendo as melhores notícias e um panorama da economia e do mundo dos negócios.

Até a próxima semana!